BICHO D’ÁGUA FILMES
Plataforma de pesquisa, produção audiovisual e outras encantarias.
Oficialmente criada em 2016, a BICHO D’ÁGUA FILMES é uma produtora audiovisual sediada em São Luís do Maranhão.
Pablo Monteiro
Formado em História, Pablo Monteiro pesquisa e desenvolve trabalhos documentais a partir do uso da imagem e do som, ênfase para os registros de práticas ligadas ao universo afro-maranhense/brasileiro, com destaque para a religião. Atua coletivamente como mediador na produtora BICHO D’ÁGUA FILMES, produzindo conteúdos em audiovisual a partir de abordagens periféricas, priorizando narrativas negras. Dirigiu os filmes: QUEM PASSOU PRIMEIRO FOI SÃO BENEDITO (2017), PRINCESA DO MEU LUGAR (2020) e UM PÉ DE CAJÚ (Pablo Monteiro & Cadu Marques, 2024). Direção de Fotografia e Montagem em: A NOSSA FESTA JÁ VAI COMEÇAR (Cadu Marques, 2022) e DONA TAQUARIANA, UMA CABOCLA BRASILEIRA (Abimaelson Santos, 2023). Ministrou o curso Possibilidades para uma narrativa documental (2023), através do SESC-São Luís, resultando na feitura coletiva do filme JOÃO DE UMA TEM UM BOI (Pablo Monteiro & LAB+SLZ, 2024), selecionado para Mostra de Cinema de Tiradentes – MG (2024) . Em circulação com TRABALHA AQUI? (Pablo Monteiro & Debora Mello, 2023), exposição DOS BRASIS: Arte e Pensamento Negro, SESC-Nacional.
Contato: pablog.monteiro@hotmail.com
Cadu Marques
Realizador audiovisual, roteirista, ator, pernalta, dramaturgo, poeta, fotógrafo e produtor. Graduando de licenciatura em teatro (UFMA), possui formação técnica em Processos Fotográficos (IFMA) e formação continuada em Direção de Fotografia (IEMA) e História do Cinema (IEMA). Dirigiu e roteirizou os filmes OURO (2020), A NOSSA FESTA JÁ VAI COMEÇAR (2023) e UM PÉ DE CAJU (Pablo Monteiro & Cadu Marques, 2024). Produziu o curso Possibilidades para uma narrativa documental (2023), através do SESC-São Luís, resultando na feitura coletiva do filme JOÃO DE UMA TEM UM BOI (Pablo Monteiro & LAB+SLZ, 2024), selecionado para Mostra de Cinema de Tiradentes – MG (2024). Autor do livro A MEMÓRIA COMO TRADIÇÃO E AS INVENÇÕES DE UMA VIDA (2022). Integrante da Cia Chão de Cozinha, BICHO D’ÁGUA FILMES e Coletivo O Circo Tá Na Rua. Em seus processos criativos, busca discutir territorialidades, memórias, encantarias e afetividades.
Contato: cseduardomarquess@gmail.com
David Ferreira
Fotógrafo, Assistente de Direção de Fotografia e Assistente de Câmera, David Ferreira é formado em Fotografia pela Universidade de Vila Velha – UVV e tem seu foco de produção voltado ao universo afro-maranhense/brasileiro. Integrante da produtora BICHO D’ÁGUA FILMES desde 2021 esteve como Assistente de Direção de Fotografia e Câmera nas produções: A NOSSA FESTA JÁ VAI COMEÇAR (Cadu Marques, 2022). DONA TAQUARIANA, UMA CABOCLA BRASILEIRA (Abimaelson Santos, 2023). TRABALHA AQUI? (Pablo Monteiro & Debora Mello, 2023), exposição DOS BRASIS: Arte e Pensamento Negro, SESC-Nacional. UM PÉ DE CAJÚ (Pablo Monteiro & Cadu Marques, 2024).
Contato: daaavidferreira@gmail.com
Luã Costa
Diretor de arte, ilustrador e graffiteiro, Luã Campos é um criativo maranhense com longa trajetória no universo da arte e do design. Sua jornada na publicidade iniciou em 2018, e desde então acumulou experiências em agências renomadas como Phocus, LVL, Artplan e Gana. Durante esse percurso, colaborou com grandes marcas, incluindo iFood, Magnífica (Ambev), Equatorial, Bohemia (Ambev), Amanco, Vale, Grupo Ceuma, Guaraná Jesus (Coca-Cola) e Kuat (Coca-Cola). Atualmente, exerce o cargo de Diretor de Arte na EUPHORIA, além de se dedicar a projetos de ilustração, graffiti e cinema. Design & Lettering em A NOSSA FESTA JÁ VAI COMEÇAR (Cadu Marques, 2023), UM PÉ DE CAJU (Pablo Monteiro & Cadu Marques, 2024), Banzeiro & Maresia (Pablo Monteiro, 2023).
Contato: luaqueiroz.campos@gmail.com
Cahhi Silva
Técnico de som direto com mais de oito anos de experiência no audiovisual. Atuou em curtas, longas, séries, documentários e publicidade. Nos últimos quatro anos vem registrando documentos sonoros de intervenções artísticas e culturais no Estado do Maranhão, sendo essa linguagem uma das principais em sua carreira. Experiência em gravação de campo, captação de som direto, edição e tratamento de diálogo, gravação e sincronização de foley, sincronização de áudio, desenho de som, microfonista e composição de trilhas sonoras. Desenho de Som e Trilha sonora em LUÍSES O SOLRREALISMO (Lucian Rosa, 2014), Edição e Finalização de Som em PRINCESA DO MEU LUGAR (Pablo Monteiro, 2018), Microfonista em BETÂNIA (Marcelo Botta, 2022), Técnico de Som Direto, Finalização e Trilha Sonora em A NOSSA FESTA JÁ VAI COMEÇAR (Cadu Marques, 2022).
Contato: cahhisilva@gmail.com
Gabriel Portela
Gabriel Portela é Compositor, Engenheiro de Áudio, Técnico de Som Direto e Sound Designer. Graduado em Música – Composição pela UFPEL, começou sua jornada no cinema compondo trilhas sonoras, e, devido ao seu trabalho de produção musical, acabou por focar sua carreira no Sound Design para Cinema e Audiovisual. Ao longo de sete anos + de experiência o mesmo já atuou em três longas metragens e mais de quarenta curtas metragens, assim como peças publicitárias, tanto como Técnico de Som Direto quanto realizando as etapas de Pós-Produção de Som. De seus trabalhos se destacam especialmente o curta metragem LETÍCIA, MONTE BONITO, 04 (Júlia Reges, 2020), no qual atuou realizando todas as etapas de som, IRMÃ (Luciana Mazeto & Vinícius Lopes), no qual atuou como Artista de Foley, e CASA DE BONECAS (George Pedrosa, 2023), no qual atuou realizando todas as etapas de som do filme. Atualmente reside em São Luís – MA, onde tem sua áudio-produtora e estúdio, a Portal Studios, e atua no mercado local em Cinema, Audiovisual e Publicidade.
Contato: gabrielcrportela7@gmail.com